Na próxima sexta-feira, 22 de maio, estréia o filme brasileiro Budapeste. O drama é uma adaptação do livro com mesmo nome de Chico Buarque, lançado em 2003 pela Companhia das Letras. Além de Budapeste, Estorvo e Benjamin, ambos de Buarque, já tiveram suas adaptações para o cinema em 2000 e 2003 respectivamente. Budapeste chegará as telas portuguesas e húngaras (centros da trama) no segundo semestre do ano.
O LIVRO
Budapeste é narrado por José Costa, um homem que escreve cartas, livros e artigos para e por outras pessoas, porém mantendo-se anônimo. Costa participa de um congresso para autores anônimos e, na volta, é forçado a fazer escala na cidade que benze o nome da obra. Em Budapeste vários acontecimentos recheiam a história e enlaçam histórias e sentimentos. Sob o idioma húngaro (Costa diz que é o único idioma que o diabo respeita), a trama é composta de dramas, pitadas de humor e o prazer do narrador em ver seus escritos publicados por outras pessoas, além de encontrar um motivo a mais para viver quando se apaixona por uma mulher que passa a ensiná-lo a língua. José Saramago, em entrevista a Folha de S. Paulo disse que "Chico Buarque ousou muito, escreveu cruzando um abismo sobre um arame e chegou ao outro lado. Ao lado onde se encontram os trabalhos executados com mestria, a da linguagem, a da construção narrativa, a do simples fazer. Não creio enganar-me dizendo que algo novo aconteceu no Brasil com este livro". A obra recebeu o Prêmio Passo Fundo Zaffari & Bourbon de Literatura de Melhor Romance em Língua Portuguesa Publicado entre 2003 e 2004 e o Prêmio Jabuti, em 2004, como Livro de Ficção. Dizem que Chico Buarque inspirou-se em sua própria história para escrever a obra quando estava com a atriz Marieta Severo.
O FILME
Dirigido pelo fotógrafo Walter Carvalho (Carandiru e Lavoura Arcaica) o filme conta com Leonardo Medeiros, Gabriella Hármoni e Giovanna Antonelli. Medeiros que protagoniza o filme, passa a maior parte da história falando húngaro (decorado e não dominado segundo o ator). O orçamento do longa girou em torno de R$ 6 milhões sendo que 1/3 dessa verba veio de fonte estrangeira. O filho de Walter, Lula Carvalho é o responsável pela fotografia e deu algumas opiniões nas filmagens. Fica comprovado também que criador se mistura com criatura: Buarque participa do filme somente nos momentos finais, nada que possa concorrer um Oscar, mas, como diria o popular "ele mostrar suas fuças". Budapeste tem produção de Nexus Cinema e Vídeo e distribuição pela Imagem Filmes. Uma curiosidade: Antonelli dará vida a apresentadora de telejornal Vanda que, supostamente é Marieta Severo na história. Chico Buarque sentia ciúmes de Marieta quando ela aparecia na TV.
Clique no pôster para assistir o Trailer de Budapeste
O lançamento do filme aconteceu na segunda-feira, 11, no cinema do shopping Cidade Jardim em São Paulo e terça-feira, 12, no Rio de Janeiro. Além do elenco, na cidade maravilhosa Dira Paes, Paulo Betti, Giulia Gam e Paulo José marcaram presença.
Buarque lançou seu quarto livro: Leite Derramado é contado em forma de monólogo e marcado por homem em um leito de hospital que declama a história de sua geração em meio a decadência econômica.COMING SOON - MAIO
[ 22 DE MAIO ]
Budapeste e Uma noite no museu 2
[ 29 DE MAIO ]
Killshot - tiro certo, Jonas Brothers 3D Concert Show, Heróis, Donkey Xote
Budapeste e Uma noite no museu 2
[ 29 DE MAIO ]
Killshot - tiro certo, Jonas Brothers 3D Concert Show, Heróis, Donkey Xote
Nenhum comentário:
Postar um comentário