sexta-feira, 5 de junho de 2009

Da Bolachinha à Fazendinha

* apesar do Thiago estar postando, o texto é de autoria da Izis


Pois é pessoal, estava eu fazendo minha ronda diária pelo G1, onde eu devo confessar que leio todos os dias o Blog do Paulo Coelho (ninguém é perfeito), quando descobri a última bolachinha do pacote. Na verdade é a última e a penúltima. A dupla de irmãs se chama Dolls, e segundo o G, Jessy-K e Grazy ficaram conhecidas no YouTube, com seu recém lançado álbum de estreia que tem influências de R'n'B. Só para vocês terem uma idéia a música de trabalho delas chama “Infernizar você”. É, acho que elas vão infernizar muita gente nesse mundo.

Na verdade, eu nem tô aqui pra falar da duplinha sei lá de onde, porém descobri que elas são tipo amiguinhas de nada mais nada menos que Latino. Tudo bem, de novo, vocês devem estar pouco ligando para o padrinho das meninas do inferno. Porém como uma coisa puxa a outra, ao lembrar de Latino, lembrei de Mirela. Quem? (vocês devem estar se perguntando). Mirela gente, a namorida dele, que se intitula designer de jóias, e que está na Caras dessa semana com ele em fotos hã..... A gente, todo mundo sabe qual é aquele tipo de foto da Caras né.

Pois é, Mirela Santos, esse é o nome completo dela, e não Mirela do Latino, é uma das participantes do novo reality show da rede Record, “A Fazenda”. Alguns dos participantes da fazenda, digo alguns porque nem to afim de escrever sobre todos, são: Théo Becher (ator); Pedro Leonardo (cantor, filho de quem???? do Leonardo!); Mendigo (humorista), Jonathan Haagensen (ator... hã???), Dado Dolabela (ator, cantor e boxeador de camareiras), Babi Xavier (atriz...), Danni Carlos (cantora), Marina Mantega (filha de Ministro, ), Mirella Santos (namorada de Latino!!!) e Mulher Samambaia (Pânico) e mais alguns lá.



Mas esse reality ter como premissa, que os participantes sejam FAMOSOS, e eu bem me lembro, como na Casa dos Artistas do SBT, eles nem são tão famosos assimm, mas isso é só um DETALHE. Tirando este detalhe, assisti um pouquinho da atração, e dá até pra rir um pouco sabe. Não vou ficar aqui explicando muito como funciona porque se alguém estiver afim, entra no site e vê, ou assiste na Record, mas aproveita e vota em quem “ta na roça” essa semana. Para variar, nessa primeira semana, uma das três do “paredão” da fazendinha é Mirela! Como assim Mirela quem gente, a do Latino!!!!

quinta-feira, 4 de junho de 2009

É guerra? É. E é por você.

Depois de algum (pouco) tempo de marasmo, começamos a assistir a uma boa briga no mundo virtual. Microsoft e Google disputando o mais preciso ativo dos nossos tempos: a sua atenção, meu caro.

Para quem não acompanhou o início da batalha, este post do Mauricio Moraes, jornalista da Revista INFO, explica como aconteceu. Resumindo, quinta-feira passada a Microsoft apresentou o Bing, seu novo sistema de buscas, que já está no ar em versão beta, vá lá. Eis que vem o Google, com um balde de água gelada, e apresenta o Google Waves,uma ‘superplataforma’ que promete agregar e-mail, mensagens instantâneas, armazenamento e compartilhamento de documentos e muito mais em uma interface simples e intuitiva.

Vale assistir aos vídeos sobre as novidades dos gigantes. O Bing já tem seu canal no YouTube (uma ironia?!) e o material sobre o Waves também está disponível . Todo esse esforço tem um objetivo: atrair a sua atenção, conquistar o seu tempo, seduzir-te. Oferecemos nossa atenção, informações preciosas sobre nosso comportamento (falei sobre isso semana passada), nossos dados e nosso, cada vez mais, escasso tempo. Tudo isso em troca de informações organizadas, ninguém tem tempo de ler/assitir/ouvir tudo que quer/precisa. Quem conseguir nos ajudar a selecionar/organizar informação da melhor maneira nos conquistará.

A briga promete ser boa. Ainda é cedo para saber quem vai levar a melhor (ou seja, o seu tempo em frente à tela). Mas uma pergunta não me sai da cabeça: e o Yahoo?

E outra me perturba: menos é mais? Taí o Twitter para provar a máxima dos fashionistas ( sempre ouço esse pessoal da moda falando isso)?

Enquanto não sabemos quem ganha a batalha, apresento a Tip Tip: rápida e sagaz J

Tip Tip

http://interviewproject.davidlynch.com/www/

Imperdível. Novo projeto do cineasta David Lynch. Uma nova entrevista é disponibilizada a cada três dias no site.

http://site.despair.com/despairwear/obsolete/?sort=bestseller

Não comprem cães robôs, please. Mais um site com camisetas bacanas para comprar/se inspirar.

quarta-feira, 3 de junho de 2009

O Senado quer casa


Atendendo ao comentário de nosso querido leitor, nesta humilde análise abordaremos o ilustre senador Sr. José Sarney, ex-presidente da República e o caso do auxílio-moradia no Senado.

É difícil eu concordar com quaisquer coisas escritas, publicadas ou até pensadas pela revista Veja, mas neste caso, a coluna do Augusto Nunes ilustra bem o que passou na cabeça de todos diante das declarações cada vez mais confusas e errôneas do senador José Sarney. Segue trecho, veja a coluna completa aqui:

“... “Peço desculpas pela informação errada que dei”, começou Sarney, que dois dias antes negara a verdade documentada. “Eu nunca pedi auxílio-moradia e, por um equívoco, a partir de 2008, segundo me informaram, estavam depositando o valor na minha conta”, avançou a procissão de vírgulas arquejantes e sujeitos indeterminados.

Nunca pediu auxílio-moradia? Nem poderia ter pedido: a boca-livre foi revogada há tempos. “Por um equívoco”, alegou Sarney. Quem se equivocou? “A partir de 2008″. A partir de que mês? Dezembro? Ou janeiro? “Segundo me informaram”. Quem informou? Quais pessoas informaram? “Estavam depositando”. Quem estava? “O valor”. O feliz depositário acha dispensável explicitar a quantia?

Na forma, a declaração não honra um imortal da Academia. No conteúdo, sugere que o político José Sarney, e é esse o lado espantoso da história, descolou-se de vez do Brasil real — e, sobretudo, da capitania que domina há 50 anos. Em 2008, a renda per capita do Maranhão ficou pouco acima de R$ 3 mil. Só com o auxílio-moradia, o morubixaba ganha a cada mês bem mais do que um maranhense comum demora um ano para juntar.

O que para Sarney é uma ninharia, incapaz de chamar-lhe a atenção quando entra na conta bancária, é para os outros o preço da vida que é possível ser vivida.”

Como raios o Sr. Sarney conseguiu equivocar-se tanto? Equivocou-se nas palavras, no tom e na forma. O que o levou a isso nunca saberemos, não seria o despreparo porque trinta anos de casa já o fizeram compreender bem como falar com a imprensa.

Acredito mesmo no erro, provavelmente ele não sabia mesmo que estava recebendo esta quantia referente ao auxílio-moradia (venhamos e convenhamos, existe tanto benefício para parlamentares que fica fácil se perder nas contas), o grande problema é: demonstrar à um país que tem por volta de 50 milhões de seus habitantes vivendo na linha da miséria (fonte Fundação GV) que pouco mais de três mil e quinhentos reais não lhe fazem diferença enquanto em seis estados do Nordeste mais de metade da população sobrevive somente com os R$78,00 (valor médio mensal do benefício) do Bolsa Família.

É preciso tomar cuidado com as palavras, elas tomam proporções que fogem ao nosso controle.

terça-feira, 2 de junho de 2009

Pirataria entre lordes


Quando passeamos pelas ruas de São Paulo e vimos uma fila de camelôs vendendo produtos piratas dá impressão que isso só acontece na sua cidade. Se você passear pelas ruas de Londres não verá o mesmo movimento, claro, pois a fiscalização é severa e funciona. Só que eles não conseguem ser assim tão "eficientes" pela internet.

Segundo o jornal The Guardian pelo menos 7 milhões de pessoas no Reino Unido usam download ilegal. Dados da Strategic Advisory Board for Intellectual Property apontam que a troca de arquivos ilegais jogam pela janela cerca de £12 milhões por ano. Quanto aos empregos, só em 2004, mais de 4 mil postos foram "pro saco".

Especialistas disseram que os números aumentam junto com a velocidade da internet e a facilidade de fazer um download na rede. E que esse "costume" rouba milhões de pounds da indústria prejudicando crescimento de negócios e inovações, ou seja, a indústria não consegue investir em novidades pelo desfalque no caixa. A pesquisa divulgada ainda mostrou que 70% das pessoas entre 15 e 24 anos que baixam arquivos ilegais não se sentem culpadas por isso. E por que ficariam não é mesmo? Para eles, não é necessário pagar pelo que ouvem.

A conclusão dos próprios leitores que comentaram a notícia é a seguinte: "olá, indústria, sorry, o mundo mudou." Restringir acessos na internet, além de um desafio quase impossível, é um prejuízo inestimável para a cultura das pessoas. Se eles, britânicos, acham isso, imagina aqui no Brasil, um país em que poucos têm acesso à cultura? O próprio colunista do jornal, especialista em propriedade intelectual, junto aos leitores, convida todos nós a botar a cabeça pra funcionar e criar um sistema que não tire o direito de acesso, mas também garanta a sobrevivência de quem cria, produz e patrocina música, filmes e etc. Pois lutar contra a tecnologia, é lutar contra o futuro.


 
Para fazer um paralelo com o Brasil: segundo o Conselho Nacional de Combate à Pirataria, todos os anos no Brasil, perdem-se dois milhões de empregos por causa da pirataria e R$ 30 bilhões em impostos deixam de ser arrecadados (o equivalente a £ 9 bilhões).

segunda-feira, 1 de junho de 2009

Não é só sucesso na bilheteria







Ir ao cinema se tornou um hábito. Às vezes nem queremos assistir tanto o filme e só vamos porque a crítica é boa. Outras vezes não vamos exatamente para ver o filme e sim para contemplar aquele ator gostosão ou a atriz gata. Existem ainda as ocasiões em que o filme rouba nossa atenção e até mesmo nossa expressão facial. Ficamos estáticos, apreensivos, pensativos e emocionados. Quem nunca saiu de um filme e disse: “quando esse filme ser lançado em DVD, eu vou comprar com certeza”? A questão é que um filme nunca é só filme, só a história. Existem marcas, ideias de consumo, produtos que aparecem nos filmes e que queremos ter por status, como por exemplo o celular da Sony Ericsson C902 que Daniel Craig lançou no filme 007 Quantum of Solace. A idéia era mostrar que um super agente secreto tem um super celular com câmera touchscreen de 5MP e flash, zoom de 16x, MP3, filmadora e que, surpreendentemente, fazia ligações também. O resultado não poderia ser outro: sucesso absoluto de vendas.

Além de 007, muitos filmes lançaram tendências como por exemplo O Diabo veste Prada, Sex and the City e Delírios de consumo de Becky Bloom que fez com que milhões de mulheres quisessem ter sua bolsa, seus sapatos e muitos outros acessórios de marcas glamorosas de roupas e acessórios. O caso da Coca-Cola já não é de lançar tendência mas sim de consumir um copo gelado do refrigerante durante a sessão. As inúmeras mensagens subliminares (que agora nem é tão subliminar assim) em inúmeros filmes fez com a Coca-Cola ocupasse o ranking de marcas presentes em filmes.

Do que as mulheres gostam, quem não se lembra? A trama gira em torno de uma criação publicitária para a marca Nike. Muitas pessoas sentiram-se motivadas a comprar roupas de ginástica da marca somente pelo status e por saber que existe uma criação gigante por trás de tudo. A Nike inclusive está presente em muitos filmes na área esportiva. É engraçado porque muitas pessoas nem praticam esportes, mas querem tem o símbolo de “certo” na roupa...

A Fantástica fábrica de chocolate fez com que milhões de pessoas no mundo todo quisessem comer doces da marca Wonka, “feitos” pelos Oompa Lumpas. Em pouco tempo, a marca de verdade Wonka surgiu. Nunca alcançou o topo de vendas, mas existe até hoje vendendo chocolates e balas. Ainda no ramo de alimentos, não podemos deixar de citar Starbucks que aparece em diversos filmes e que celebridades como Britney Spears não abrem mão. O clássico alimento americano pasta de amendoim (peanut butter), aparece em Encontro Marcado e faz com que a leitora do Tricô de Cinco, Annie Becker, tenha desejo de comer sempre que assiste o filme (seria porque Brad Pitt está comendo?).

Muitos filmes, de uns 5 anos para cá, trazem o IPod. Este aparelho passou de objeto de desejo para objeto de necessidade. Onde eu vou colocar minhas músicas se não no IPod? O que farei sem meu fone de ouvido branco? Em muitos, mas realmente muitos filmes o IPod é destaque, inclusive no longa Se eu fosse você que a filha do casal protagonista, Bia (Lara Rodrigues) dormisse e acordasse ao som de seu IPod no ouvido. A comédia Todo mundo em Pânico 3 mostrou (ou satirizou?) um IPod gigante como vilão da cidade.

A lista é realmente imensa. Muitos são os filmes que lançam tendência de consumo. Porém, os filmes também são tendência de consumo. A
começar pelo DVD do filme que é aguardado por muitas pessoas. Reviver sempre que quiser aquela história é uma emoção singular (apesar das apertadas de “play” do mesmo filme serem muitas). Fora isso, muitos filmes desencadeiam uma linha de produtos a se perder de vista. Normalmente são filmes comercias voltados para crianças e adolescentes.

Sucessos como High School Musical, Matrix, Star Wars, Harry Potter, Procurando Nemo, Crepúsculo, Uma noite no museu, Camp Rock, Lara Croft - Tomb Raider entre outros, lançaram desde roupas, sapatos, pulseiras, ovos de páscoa, jogos para computador, tabuleiro e videogame, linha de higiene pessoal, bonecas e brinquedos, uma linha escolar extensa de cadernos, lapiseiras, borrachas, lápis de cor, adesivos, mochilas, celulares, roupas de cama e balas. Fora isso, os livros extras, revistas e álbuns de figurinhas ocupam sempre um layout especial nas livrarias.

A FNAC Pinheiros fez um lançamento temático do terceiro DVD e último filme da série estrelada por Zac Effron e Vanessa Hudgens, “High School Musical 3 – ano da formatura”. O lançamento contou com aulas de dança, uma oficina de fotos, com tema de formatura, onde o visitante veste a beca vermelha com o chapéu e ganha o diploma do filme para posar em foto digital ao lado do elenco num painel em tamanho natural.

Harry Potter, que teve o filme inspirado nos livros de J. K. Rowling, lançou além varinhas “mágicas”, “vassouras voadoras”, cerveja amanteigada, capas, cachecóis, os uniformes das 4 escolas, armação de óculos do protagonista e uma série de produtos que já foram citados acima. Além disso, sempre que um novo livro era lançado, muitos fãs se fantasiavam (cosplay) dos personagens e iam comprar seu exemplar da obra. Quando um novo filme é lançado que será o caso do dia 15 de julho, a mesma cena irá se repetir.

Atualmente lançado, Star Trek (Jornada nas Estrelas) já ganhou uma linha de brinquedos pela Guliver antes mesmo do filme sair de cartaz. Os bonecos, naves, acessórios e cenários foram lançados em primeira mão para crianças e também para fãs-adultos que colecionam objetos da série que é o que normalmente acontece com filmes de ficção. Entre os brinquedos, destaque-se a plataforma de tele-transporte e os bonecos fiéis aos personagens. Além disso, a Guliver lança, antes mesmo da estreia, uma linha completa de brinquedos inspirada no filme


O Exterminador do Futuro 4 (que estréia nessa sexta-feira). Eles fizeram a máscara exterminador T-600, que acende os olhos com lentes em efeito 3D e distorce a voz da criança para parecer com a do Exterminador. Além disso, naves, braceletes imitando os braços do personagem e bonecos articulados. É uma linha muito bacana e moderna, apesar do filme ter sido lançado em 1984.



COMING SOON – JUNHO

[ 05 DE JUNHO ]
A mulher invisível, Adrenalina 2 - alta voltagem, Duplicidade, O Exterminador do Futuro - A Salvação, Battle For Terra, Caramelo, A Onda, A Partida


[ 12 DE JUNHO ]

Hannah Montana - O filme, Intrigas de Estado, Minhas adoráveis ex-namoradas, Romeu: o vira-lata atrapalhado


[ 19 DE JUNHO ]

Nothing but the truth, Obsessiva, Tinha que ser você, Trama internacioanal, Vigaristas, Se beber não case


[ 26 DE JUNHO ]
Jean Charles, Transformers 2 - A vingança dos Derrotados

domingo, 31 de maio de 2009

30 de maio...Mas hoje é 31!

Aniversário!!!!

Meus mais novos e fervorosos leitores devem estar se perguntando se minha coluna é de celebridades ou um tipo de obituário ao contrário. Semana passada, em meu querido e muuuuuuiiiito comentado post sobre Maísa, eu começava já lembrando do aniver da formiga atômica prodígio. Porém não poderia deixar passar uma data assim tão importante como o aniversário deste ser humano ímpar.

Trinta de maio comemorou mais uma primavera alguém do qual nem posso falar. Na verdade, nem posso mesmo! Portanto falarei de outros ilustres aniversariantes deste dia, e de alguns acontecimentos importantes que ocorreram nesta data.

Sabem o Lugo? Fernado Lugo, presidente do Paraguai. Ex-Bispo, e mais novo pai do ano! Pois é, nasceu no dia 30 de maio de 1951. Um geminiano bem indeciso mesmo. De ex-Bispo passou a ser o cliente mais cativo do laboratório que faz testes de DNA.

Vou colocar uma listinha bem básica para agilizar...

1265 - Nasce Dante Alighieri, poeta italiano.
1778 - Nasce Voltaire, filósofo e poeta francês (n. 1694).
1814 - O Tratado de Paris reconhece a República Dominicana como possessão espanhola. (hãa?!?, num intendi...)
1912 - Nasce Julius Axelrod, neuroquímico norte-americano, prêmio Nobel de Medicina em 1970. (inteligente ele né...)
1964 - Tom Morello, guitarrista do Rage Against the Machine e Audioslave
1992- A ONU decreta um embargo total contra a Sérvia e Montenegro.

Enfim gente, sei que vocês devem estar morrendo de curiosidade para saber de quem eu estava falando no início do post. Do tal ser humano ímpar, do qual eu nem poderia falar. Mas vocês nem desconfiam pessoal? Nem uma pista? Dou-lhe uma, dou-lho duas.... Eu sabia que vocês lembrariam!

SOU EU!...

Ok, eu confesso, foi um post muito narcisista. Talvez eu escreva um melhor na semana que vem, então, NÂO PERCAM!

Ps. Eu sei que hoje é dia 31... mas isso é só um D E T A L H E!