segunda-feira, 25 de maio de 2009

...e livrai-nos de todo o mal. Amém






Não quero que o Cinematizando vire um guia de cinema ou algo comum, previsível. Estou fugindo do Festival de Cannes e tentei fugir de Anjos e Demônios mas não consegui. Na verdade, li O Código da Vinci, me apaixonei e quando fui assistir ao filme me decepcionei. A começar pela atuação de To
m Hanks que, na minha opinião, não era nada compatível com o que eu imaginava de Robert Langdon (protagonista da história). Segundo pela história. Eu sei que nenhum filme é tão bom quanto o livro, mas O Código me decepcionou profundamente e prometi que não assistiria Anjos e Demônios para não me decepcionar novamente. Porém, como agora uma parte de mim é crítico de cinema, fui assistir.

Anjos e Demônios: a sucessão bem sucedida

ESCLARECIMENTO
Antes de mais acho melhor esclarecer um ponto: muitos pensam que Anjos e Demônios é uma continuação de O Código da Vinci. Na verdade é ao contrário. A obra veio antes e deu origem a saga de Robert Langdon, porém O Código, inicialmente, obteve muito mais sucesso.


Robert Langdon (Tom Hanks) em uma das igrejas do Vaticano

A HISTÓRIA

Robert Langdon, professor de simbologia de Harvard, é chamado as pressas para decifrar um símbolo marcado a ferro quente no peito de Silvano, pesquisador suiço que obteve uma quantidade significativa de anti-matéria (a mesma substância do Big Ben). Ao mesmo tempo acontece a conc
lave no Vaticano. Langdon percebe então que existe uma relação entre o assassinato de Silvano, a marca em seu peito, o roubo da anti-matéria e o Vaticano. A trama se desenrola na corrida contra o tempo para buscar a anti-matéria, uma viagem por importantes igrejas do Vaticano.

O FILME E AS IMPRESSÕES
Felizmente o longa me surpreendeu positivamente. Ao contrário de O Código da Vinci, não segue fielmente a obra original. Por exemplo, no livro, Silvano se chama Leonardo Vetra e é pai de Vittoria Vetra, cientista italiana que ajuda Langdon na busca da anti-matéria e revelação dos fatos. Mas a não-fidelidade só melhorou o filme. Tem muita ação, te deixa sem ar e te emociona em diversas partes. 4 elementos - terra, ar, fogo e água - direcionam a história por uma viagem pelo Vaticano, não deixando a arte de lado. Mostram o arquivo do Vaticano (incrível), as igrejas, a sede religiosa do povo na ânsia pela decisão do novo papa e, quando você acha que acabou, vem mais surpresas pela frente. A fotografia é muito bem produzida; a iluminação é extraordinária e os cenários dignos de aplausos. Outra coisa que deve ser notada é a tão criticada relação ciência X religião. Tanto no livro quanto no filme essa relação conflita mas, no final, percebe-se que uma não pode viver sem a outra. Um membro da conclave diz uma coisa que me deixou surpreso: "a religião é falha porque o ser humano é falho" e é uma verdade absoluta.
Como disse, O Código da Vinci foi um fracasso pra mim e Tom Hanks foi um dos motivos para essa na minha opinião, porém em Anjos e Demônios isso vai por Terra a baixo. Hanks deu um banho de interpretação (eu acho muito forçado essa "inteligência" e "poder de dedução" que Langdon tem, mas enfim) e me provou que estava errado. Ele deu vida ao Robert que eu imaginava. Hanks e o diretor Ron Howard (Uma mente brilhante) trabalham juntos anteriormente em Apollo 13, Splash - uma sereia em minha vida e O Código da Vinci. Howard soube como fazer uma adaptação impecável, misturando os elementos da literatura e cinema, dando vida a uma história bem enlaçada e cheia de momentos sem ar. Queria destacar também o ator Ewan McGregor (Moulin Rouge - Amor em vermelho, Miss Potter, Star Wars) que interpretou Camerlengo. Desde sua aparição até seus gritos de dor no final, McGregor me deixou perplexo com tamanha dissimulação e talento. Para os que ainda não assistiram, indico. É sensacional. Merece mesmo estar no topo dos campeões de bilheteria nos últimos tempos.

Clique no pôster para ver o trailler de Anjos e Demônios


COMING SOON - MAIO / JUNHO

[ 29 DE MAIO ]
Killshot - tiro certo, Jonas Brothers 3D Concert Show, Heróis, Donkey Xote, Efeito Borboleta 3, Os Falsários

[ 05 DE JUNHO ]
A mulher invisível
, Adrenalina 2 - alta voltagem, Duplicidade, O Exterminador do Futuro - A Salvação


3 comentários:

Vinicius disse...

Hum, mas não é que me deixou um tanto quanto curioso para ver esse filme.

hahaha, eu também estava desmotivado, por causa do Código da Vinci... \:

Gossip e Poisons. disse...

eu estou louca para ver esse filme *-*

Mclovin_why? disse...

Sou suspeita ao falar do livro, Codigo Da Vinci, pois li e adorei a história e as justificativas que fogem do convencional da história contata, o filme me deixou a desejar, falta de detalhes que são no minimo importantes para a trama. E a atuação prefiro não comentar. Quero ver, Anjos & Demonios, justamente para ver se desta vez eles conseguiram fazer um filme mais parecido com a adrenalina do livro.

bjoss
annie
ps: se eu não gostar, volto aqui para reclamar haha