terça-feira, 7 de julho de 2009

Corrupção e séries de TV!


Você acha que é só no Brasil que tem corrupção? Pois é, a Inglaterra descobriu este ano que os países conhecidos como de “primeiro mundo” não estão imunes a este probleminha. Os Membros do Parlamento de lá foram pegos gastando dinheiro público onde não deviam: aluguel de apartamentos, jardineiros, motoristas. Não muito diferente do que está acontecendo aqui com nosso Senado.

Enfim, a diferença entre nossas realidades é que, segundo especialistas, o povo britânico está de olho nesses políticos e com certeza não os elegerá na próxima eleição. Que acha de começarmos a fazer o mesmo? Organize um documento no Excel, faça uma listinha todas as vezes que ler o jornal e colabore para extinguir os maus elementos do poder. Porque bons, acredite, há, basta a gente procurar.

O povo britânico parece participar tanto, que o jornal The Guardian pediu ajuda dos leitores para rastrear os documentos que mostram os gastos dos Membros do Parlamento. O site do Parlamento disponibiliza os arquivos para quem quiser consultar.

Séries britânicas
Agora para descontrair, um pouco de TV. Enquanto nós latinos, sempre fomos fãs das telenovelas, os norte-americanos e britânicos sempre foram loucos por séries. Elas demoraram pra chegar aqui, por meio da TV a cabo, mas por lá já eram mania. É divertido caçar as primeiras séries que fizeram sucesso na TV britânica:

Primeiro episódio (Parte I) de The Forsyte Saga – BBC – 1967
A história se passa em 1879, em Londres. Na época, as séries não estavam tão longe de nossas novelas. Mesmo quem não entender a língua, perceberá. Essa série contava a história da família Forsyte. Pra você que fala inglês, aproveite para treinar o idioma.




Ps. Achei isso divertido. Semana que vem, tem mais.

Nenhum comentário: