quarta-feira, 27 de maio de 2009

Michel Temer - Fazendo biquinho...

Da série Capítulos à parte - Cenário Político Brasileiro.

Capítulo à parte 2
Michel Temer – Fazendo biquinho...

Eleito seis vezes deputado federal, presidente nacional do PMDB desde 2001, advogado e professor de direito constitucional, nosso querido presidente da Câmara dos Deputados (eleito por três, sim pessoal, três vezes ao cargo) esteve no último dia 11 no Programa do Jô de nossa não menos querida Rede Globo (beijo Dna. Lili).

Com um biquinho inconfundível ele seguiu pela entrevista falando muito e não dizendo nada, será que o deputado já leu “O Corpo Fala?" leitura obrigatória a todos os pobres alunos de Comunicação... acho que não, pena, porque ele falou muito bem, mas o tal do corpo disse tudo ao contrário, tintim por tintim. Cheguei até a ficar chateada.

Existe todo o tipo de postura diante das câmeras, algumas mais sutis, outras mais complexas, há as agressivas, passivas, incrédulas, enfim, inúmeras, mas na humilde avaliação desta blogueira que vos fala, a atitude ou o ‘erro’ do presidente do PMDB foi o mais simples e corriqueiro de todos, o nervosismo e a vontade de acertar o deixou paralisado no sorrisinho cínico. Ao mesmo tempo, meu lado vidente aflorou e consegui ler a mente do entrevistado, ela me dizia: “Acabem com isso logo, tenho mais o que fazer”.

Sorrisinho cínico que some com a credibilidade de tudo o que é dito, ar de superioridade e rodamoinhos para falar mandaram o início da entrevista para as cucuias, o olhar quase sempre na câmera e não no entrevistador, só acentuou ainda mais a tentativa frustrada de se comunicar com o público e foi quase que mal educado com o falante Jô Soares. Mas nem tudo está perdido, após falar de uma maneira complicadíssima de como poderia ser o voto de lista que, segundo o entrevistador, somente os `bicheiros`conseguiriam entender, o presidente sorriu e aproveitou o gancho, daí então Michel Temer ficou mais ‘soltinho’. Aiaiaiuiui, de sorriso aberto e mais tranqüilo foi mais fácil acreditar no que ele dizia, e é sempre assim, é muito mais fácil quando o entrevistado é verdadeiro e fala sem rodeios, sem tentar sustentar algo que todos sabem ser uma inverdade. Mas, verdade seja dita, uma coisa Michel Temer conseguiu muito bem, ele transportou o público mais intimamente para o dia a dia da Câmara dos Deputados.

Outro assunto, sempre em pauta, foi o das passagens, Sr. Temer também viajou com as tais, porém agora está dito, acabou a festa, mas vamos lá, eu pergunto...

No seu trabalho você tem uma quota para ir viajar, comprar passagens para sua pessoa humana e quem mais lhe der na telha, você sabe que não está lá muito certo, mas não foi você quem fez as regras, você chegou e assim as coisas já estavam. Além do que, ninguém parece se importar ou reclamar, Vossa Senhoria levantaria a mão e mudaria tudo ou bancaria o bacanão e levaria mamãe, papai, irmãos, namorados e afins pra passear pelo mundo, aguardando sentado alguém acabar com a sua festa??

Termino o post com um irresistível bom exemplo de como o comportamento verdadeiro, normal e típico do ser humano é aceitado de forma muito mais natural do que a tentativa de sempre ser politicamente correto. Tome como exemplo o também político pelo PDT e apresentador de TV Vagner Montes que perdeu, achou, guardou no bolso e depois colocou de volta seu dente postiço, tudo isso no ar!!! Mas foi tudo muito bem explicado, ele pegou porque poderia perder, colocou de volta pra não precisar ficar de ‘banda’ para o vídeo, sensacional, e quem diz que faria diferente? Você largaria seu dente no chão do estúdio, correndo o risco de alguém pisar além de aparecer desdentado em rede nacional?

A entrevista do atual presidente da Câmara dos Deputados, Sr. Michel Temer, pode ser vista com mais facilidade no You Tube em 3 partes, do que no site do próprio programa, seguem links:

Parte 1

Parte 2
Parte 3

Quero deixar claro que as opiniões expressas se resumem a uma única entrevista e não valem como avaliação geral da imagem do político.

Um comentário:

Danilo disse...

ótimo post, sugiro o sr. sarney no próximo...