Hoje começarei uma coluna dentro da coluna. Na verdade, vou dedicar parte do Cinematizando a posts sobre a vida de astros do cinema mundial. Pessoas que fizeram (ou não) diferença na 7ª arte e outros que estão começando agora. O Cinematizando apresenta o "Estrela 3 X 4".
Nessa segunda vou misturar o mundo do cinema e britânico novamente. Para isso, trouxe o ator inglês Rowan Sebastian Atkinson. Nascido em Newcastle (Inglaterra) em 1955, Atkinson é formado em engenharia elétrica pela Universidade de Oxford e conhecido pela excelente e hilariante atuação como o desastrado Mr. Bean, personagem que batiza o nome da série de sucesso absoluto de risadas. Os 1,81cm já apareceram em cerca de 30 filmes como Simplesmente amor, Scooby-Doo, Johnny English, Tá todo mundo louco, Como fazer bebês, Quatro casamentos e um funeral, Top Gang 2 - a missão, Convenção das Bruxas e 007 - Nunca mais outra vez. Além disso, já emprestou sua voz para a ave Zazu da animação O Rei Leão. A série Mr. Bean ainda gerou duas versões para o cinema: a primeira em 1997 e outra 10 anos depois, em 2007 onde foi protagonista. Rowan ganhou diversos prêmios: Comediante e Ator do ano (1981) pelo show que teve no London's West End; três prêmios da Academia Inglesa; um EMMY Internacional; três vezs o prêmio ACE e a Pessoa do Ano pela BBC. Como Mr. Bean ganhou a Rosa de Ouro (Montreal), foi indicado a outro EMMY Internacional, ganhou dois prêmios BANFF e um prêmio ACE por Melhor Comédia em 1995.
Ecce homo qui est faba
("Eis o homem que é um feijão", em latim, é a música cantada pelo coral Southwark Cathedral na abertura da série)
O sitcom britânico já foi vendido em mais de 200 países, ganhou diversos prêmios (como dito anteriormente) e serviu de matéria prima para dois longas, além de uma versão animada das trapalhadas de Bean. O primeiro episódio abriu o ano de 1990, transmitido dia 1º de janeiro pela iTV e segiu firme até 31 de outubro de 1995. No 4º episódio "The Trouble with Mr. Bean" (1992), alcançou a marca de 18,74 milhões de espectadores. A comédia retrata a vida de Bean, um homem ingênuo e algumas vezes até excêntrico que vive com Teddy, um ursinho de pelúcia em seu apartamento no norte de Londre. Não há preocupação com falas, na verdade, elas nem existem. Situações simples como dormir, fazer uma prova, ir a praia e estacionar o carro são enfrentadas com uma deliciosa dificuldade por Bean que sempre arranja inesperadas saídas para contornar problemas. A série é também uma crítica ao modo de vida inglês onde a maioria das pessoas vive sozinha de alguma forma. No Brasil, Mr. Bean foi exibido pela primeira vez em 1995 no programa dominical Fantástico. Atualmente, a Band exibe a série de segunda, terça, quinta e sexta ás 22h, podendo ser também o tapa buraco da programação e o canal de TV fechada A&E exibe de segunda a sexta às 18h e sábado e domingo, às 6h e às 18h.
Luz, câmera, feijão!
Em 1997 a comédia Mr. Bean - o filme, foi dirigida por Mel Smith e lançada as telonas. Com orçamento de U$ 22 milhões, o filme arrecadou U$ 100 milhões nas bilheterias antes mesmo de estreiar em solo norte-americano e teve um total de U$ 232 milhões de arrecadação em todo o mundo. No filme, Bean continua atrapalhado e trabalha numa galeria de arte em Londres. Teoricamente o funcionário deveria ser profundamente conhecedor de arte mas Bean não conhece, digamos, muito dessa área. Confusão é o que não falta nos cerca de 90 minutos de filme. Dez anos depois, em 2007, outro filme foi lançado: As férias de Mr. Bean. Bean ganha numa rifa uma filmadora e uma semana de férias na França. Durante a viagem, ele ajuda um menino que se desencontrou de seu pai no trem. Apesar de algumas pessoas odiarem a adaptação e preferirem a série, a atuação de Rowan Atkinson é indivisivelmente cômica e divertida. É um humor inocente (será?) que faz com que as bochechas e a barriga doam de tanto rir. Vale a pena assistir.
LIGAÇÕES EXTERNAS
Goodnight Mr. Bean (episódio que foi ao ar ontem pelo A&E)
Compre a série
Compre os filmes
Entrevista com Rowan Atinkson na BBC
COMING SOON – JUNHO / JULHO
[ 01 DE JULHO ] A Era do Gelo 3
[ 10 DE JULHO ]
A Proposta, 17 outra vez
[ 17 DE JULHO ]
Harry Potter e o Enigma do Príncipe
[ 24 DE JULHO ]
Helloween - O início, Inimigo Público
[ 31 DE JULHO ]
Efeito Borboleta 3, Á Deriva
Nenhum comentário:
Postar um comentário