terça-feira, 16 de junho de 2009

A igreja na Inglaterra antes dos Tudors


Quem está acompanhando este blog às terças lembra que comecei o tema pelo seriado The Tudors – que retrata o período em que o Henrique VIII reinava na Inglaterra. Durante seu período no poder, ele destruiu completamente a igreja no país, colocando abaixo capelas e monastérios e confiscando todas as riquezas de padres, bispos e arcebispos. Isso tudo ocorreu por uma série de fatores. A série mostra alguns deles. No filme, fica claro que muita gente na Corte querendo derrubar a igreja que tinha um pode igualável e, às vezes, superior ao do Rei. Outro é que a igreja não permitia que ele anulasse seu casamento com a rainha Catarina para se casar com a jovem Ana Bolenha.

Mas digo tudo isso, para retratar um pouco da vida de monges por volta do ano 1.000. Ou seja, uns 500 anos antes do Brasil ser descoberto. As informações abaixo estão no livro Medieval England que comprei na lojinha do Windsor Castle, o castelo onde supostamente a Rainha Elizabeth passa seus dias de descanso.

Naquela época, a rigidez dos imensos mosteiros e conventos eram impressionantes. Os locais eram tão ocupados quanto os pequenos centros, apesar de bem menos barulhentos. Entre meia-noite e 3 da manhã, um sino acordava os monges que iam ao escritório noturno. Este era o primeiro passo para horas de orações e canções cantadas à capela. A partir, daí, as atividades religiosas se seguiam até o fim da tarde, quando eles estavam novamente prontos para descansar.

Os monastérios também eram guardiões das mais valiosas bibliotecas, por isso os monges eram os responsáveis pela educação das crianças. Antes da era da impressão, os monges copiavam preciosos livros à mão. Talentosos ilustradores coloriam e davam vida às obras dos monges.

Na época, havia livros com as regras que os monges deveriam seguir. Durante as refeições, era preciso sempre lavar as mãos e nunca cortar ou sujar as toalhas de mesa, nem usar o sua colher pegar comidas de um recipiente em comum. Práticas difíceis de imaginar no mundo medieval que vemos nos filmes.

ps. Não percam o show do The Kooks, que eu vou perder...:-(

Nenhum comentário: