segunda-feira, 1 de junho de 2009

Não é só sucesso na bilheteria







Ir ao cinema se tornou um hábito. Às vezes nem queremos assistir tanto o filme e só vamos porque a crítica é boa. Outras vezes não vamos exatamente para ver o filme e sim para contemplar aquele ator gostosão ou a atriz gata. Existem ainda as ocasiões em que o filme rouba nossa atenção e até mesmo nossa expressão facial. Ficamos estáticos, apreensivos, pensativos e emocionados. Quem nunca saiu de um filme e disse: “quando esse filme ser lançado em DVD, eu vou comprar com certeza”? A questão é que um filme nunca é só filme, só a história. Existem marcas, ideias de consumo, produtos que aparecem nos filmes e que queremos ter por status, como por exemplo o celular da Sony Ericsson C902 que Daniel Craig lançou no filme 007 Quantum of Solace. A idéia era mostrar que um super agente secreto tem um super celular com câmera touchscreen de 5MP e flash, zoom de 16x, MP3, filmadora e que, surpreendentemente, fazia ligações também. O resultado não poderia ser outro: sucesso absoluto de vendas.

Além de 007, muitos filmes lançaram tendências como por exemplo O Diabo veste Prada, Sex and the City e Delírios de consumo de Becky Bloom que fez com que milhões de mulheres quisessem ter sua bolsa, seus sapatos e muitos outros acessórios de marcas glamorosas de roupas e acessórios. O caso da Coca-Cola já não é de lançar tendência mas sim de consumir um copo gelado do refrigerante durante a sessão. As inúmeras mensagens subliminares (que agora nem é tão subliminar assim) em inúmeros filmes fez com a Coca-Cola ocupasse o ranking de marcas presentes em filmes.

Do que as mulheres gostam, quem não se lembra? A trama gira em torno de uma criação publicitária para a marca Nike. Muitas pessoas sentiram-se motivadas a comprar roupas de ginástica da marca somente pelo status e por saber que existe uma criação gigante por trás de tudo. A Nike inclusive está presente em muitos filmes na área esportiva. É engraçado porque muitas pessoas nem praticam esportes, mas querem tem o símbolo de “certo” na roupa...

A Fantástica fábrica de chocolate fez com que milhões de pessoas no mundo todo quisessem comer doces da marca Wonka, “feitos” pelos Oompa Lumpas. Em pouco tempo, a marca de verdade Wonka surgiu. Nunca alcançou o topo de vendas, mas existe até hoje vendendo chocolates e balas. Ainda no ramo de alimentos, não podemos deixar de citar Starbucks que aparece em diversos filmes e que celebridades como Britney Spears não abrem mão. O clássico alimento americano pasta de amendoim (peanut butter), aparece em Encontro Marcado e faz com que a leitora do Tricô de Cinco, Annie Becker, tenha desejo de comer sempre que assiste o filme (seria porque Brad Pitt está comendo?).

Muitos filmes, de uns 5 anos para cá, trazem o IPod. Este aparelho passou de objeto de desejo para objeto de necessidade. Onde eu vou colocar minhas músicas se não no IPod? O que farei sem meu fone de ouvido branco? Em muitos, mas realmente muitos filmes o IPod é destaque, inclusive no longa Se eu fosse você que a filha do casal protagonista, Bia (Lara Rodrigues) dormisse e acordasse ao som de seu IPod no ouvido. A comédia Todo mundo em Pânico 3 mostrou (ou satirizou?) um IPod gigante como vilão da cidade.

A lista é realmente imensa. Muitos são os filmes que lançam tendência de consumo. Porém, os filmes também são tendência de consumo. A
começar pelo DVD do filme que é aguardado por muitas pessoas. Reviver sempre que quiser aquela história é uma emoção singular (apesar das apertadas de “play” do mesmo filme serem muitas). Fora isso, muitos filmes desencadeiam uma linha de produtos a se perder de vista. Normalmente são filmes comercias voltados para crianças e adolescentes.

Sucessos como High School Musical, Matrix, Star Wars, Harry Potter, Procurando Nemo, Crepúsculo, Uma noite no museu, Camp Rock, Lara Croft - Tomb Raider entre outros, lançaram desde roupas, sapatos, pulseiras, ovos de páscoa, jogos para computador, tabuleiro e videogame, linha de higiene pessoal, bonecas e brinquedos, uma linha escolar extensa de cadernos, lapiseiras, borrachas, lápis de cor, adesivos, mochilas, celulares, roupas de cama e balas. Fora isso, os livros extras, revistas e álbuns de figurinhas ocupam sempre um layout especial nas livrarias.

A FNAC Pinheiros fez um lançamento temático do terceiro DVD e último filme da série estrelada por Zac Effron e Vanessa Hudgens, “High School Musical 3 – ano da formatura”. O lançamento contou com aulas de dança, uma oficina de fotos, com tema de formatura, onde o visitante veste a beca vermelha com o chapéu e ganha o diploma do filme para posar em foto digital ao lado do elenco num painel em tamanho natural.

Harry Potter, que teve o filme inspirado nos livros de J. K. Rowling, lançou além varinhas “mágicas”, “vassouras voadoras”, cerveja amanteigada, capas, cachecóis, os uniformes das 4 escolas, armação de óculos do protagonista e uma série de produtos que já foram citados acima. Além disso, sempre que um novo livro era lançado, muitos fãs se fantasiavam (cosplay) dos personagens e iam comprar seu exemplar da obra. Quando um novo filme é lançado que será o caso do dia 15 de julho, a mesma cena irá se repetir.

Atualmente lançado, Star Trek (Jornada nas Estrelas) já ganhou uma linha de brinquedos pela Guliver antes mesmo do filme sair de cartaz. Os bonecos, naves, acessórios e cenários foram lançados em primeira mão para crianças e também para fãs-adultos que colecionam objetos da série que é o que normalmente acontece com filmes de ficção. Entre os brinquedos, destaque-se a plataforma de tele-transporte e os bonecos fiéis aos personagens. Além disso, a Guliver lança, antes mesmo da estreia, uma linha completa de brinquedos inspirada no filme


O Exterminador do Futuro 4 (que estréia nessa sexta-feira). Eles fizeram a máscara exterminador T-600, que acende os olhos com lentes em efeito 3D e distorce a voz da criança para parecer com a do Exterminador. Além disso, naves, braceletes imitando os braços do personagem e bonecos articulados. É uma linha muito bacana e moderna, apesar do filme ter sido lançado em 1984.



COMING SOON – JUNHO

[ 05 DE JUNHO ]
A mulher invisível, Adrenalina 2 - alta voltagem, Duplicidade, O Exterminador do Futuro - A Salvação, Battle For Terra, Caramelo, A Onda, A Partida


[ 12 DE JUNHO ]

Hannah Montana - O filme, Intrigas de Estado, Minhas adoráveis ex-namoradas, Romeu: o vira-lata atrapalhado


[ 19 DE JUNHO ]

Nothing but the truth, Obsessiva, Tinha que ser você, Trama internacioanal, Vigaristas, Se beber não case


[ 26 DE JUNHO ]
Jean Charles, Transformers 2 - A vingança dos Derrotados

Um comentário:

Mclovin_why? disse...

AMEI...não só pq o meu nome aparece, não só pq sou viciada em filmes, não só pq me deu vontade de beber coca-cola bemmm gelada (mesmo estando mto friooo) e tambem não só pq meu SUPER amigo que escreve a coluna, massss pq esta mto dinâmica, e não dá pra parar de ler...mto boa mesmo, parabensss!!!!
bjooos e até a proxima pauta ahuaha

ps: é, pode ser por causa do brad pitt tbm auhahuhauahu